sexta-feira, setembro 11, 2009

Sonhos e segredos

Fui a uma festa na casa de uma amiga. Uma comemoração discreta, com a presença de poucas pessoas. Bebemos champanha durante boa parte da noite. Ela preparou comidinhas saborosas e serviu queijos que eram uma delícia. Conversamos sobre arte, principalmente música e literatura. Entre os convidados havia um violinista. Ele não veio com a intenção de dar um concerto, mas trouxe alguns CDs que ouvimos com muito gosto. As mulheres estavam bem vestidas, roupas elegantes; muitas têm tanto bom gosto que escolhem com preciosismo seus vestidos, saias e blusas para vir a esse tipo de festa. Além de tudo de bom que aconteceu, era um charme a mais apreciar a elegância de homens e mulheres.

Lá pelas duas da madrugada, alguns convidados começaram a despedir-se. Fui ficando, até que me vi apenas com a anfitriã e duas ou três pessoas que pernoitariam ali. Ainda permanecemos conversando por mais uma hora. Bebemos mais uma ou duas taças.

Então quem restou foi se retirando para seus quartos. Miriam, a dona da casa, me falou:

“Margarida, acho melhor você ficar com a gente essa noite.”

“Ah, obrigada. Fico sim; não me incomodo em dormir aqui na sala.”

Ela trouxe um lençol uma almofada e perguntou seu eu queria uma camisola ou uma camiseta.

“Não é preciso, eu me viro.”

Deu boa noite e foi para o seu quarto.

Tirei toda a roupa, dobrei cada peça com cuidado e as coloquei sobre um dos braços do estofado. Deixei por cima de tudo o sutiã. Cobri-me com o lençol e não demorei a adormecer.

Antes de amanhecer, percebi que alguém passou pela sala; ia em direção à cozinha. O suave ruído foi suficiente para me despertar. Mas permaneci imóvel, como se continuasse dormindo. Abrira os olhos, mas a pessoa não pôde perceber. Demorou alguns instantes bebendo água, creio; depois voltou e, ao perceber meu sutiã, parou e tomou-o nas mãos. Senti um ligeiro arrepio. Vim à festa na casa de uma pessoa tão sofisticada e um dos convidados há de roubar-me o sutiã! Confesso que naquela penumbra de fm de noite, senti uma ponta de excitação. A pessoa, que eu não consegui distinguir, continuou com a peça nas mãos, depois a levou ao nariz e cheirou. De propósito, fiz um ligeiro movimento sobre o sofá. Continuou com meu sutiã nas mãos, mas levou-as às costas escondendo-o, e apressou-se em retirar-se do local.

“Ai!”, exclamei, “agora essa.”

Enquanto conjecturava o que faria, adormeci.

Quando acordei, o sol ia alto. A casa ainda estava mergulhada no silêncio. Foi então que lembrei do sutiã perdido.

Olhei para onde estavam minhas roupas. Mas ele estava lá, como se ninguém o tivesse tocado.

Fui à cozinha e fiz café.

Quando os outros hóspedes e a dona da casa acordaram, eu já havia me vestido com todo o recato.
Tomamos café alegremente, relembrando a noite agradável que passamos juntos. Antes de me despedir, tomei um leve susto. Uma das mulheres soprou em meu ouvido o seguinte:

“Tive um sonho estranho; sonhei que depois da festa, eu saía sem a blusa e sem o sutiã”, pôs-se então a rir.

“Tive um sonho parecido”, foi minha vez de falar. “Estava deitada no sofá, quando vi que alguém me roubava o sutiã. Fiquei apavorada. Mas adormeci. Quando acordei, ele estava intocável, no mesmo lugar.”

“O que será mesmo que nós desejamos?”, perguntou-me e começou a rir.

“Não sei, mas esse champanha francês é capaz de despertar os desejos mais recônditos.”

Rimos ambas, em silêncio.

E escondemos nossos segredos.

Nenhum comentário: