terça-feira, setembro 22, 2015

Que profundezas!

Certa vez fui visitar um escritor amigo meu. Era sábado de Carnaval. Como ele escreve contos e romances profundos, que tocam os limites da alma humana, queria perguntar como devia fazer para escrever algo semelhante. Mas ao chegar nem tive tempo de fazer a pergunta. Ele foi logo me pedindo emprestado o vestido que eu trazia sobre o corpo, queria se divertir fantasiado de mulher no bloco das piranhas, que sairia numa rua próxima, naquela mesma tarde. Meu vestido?, repeti, surpresa. Ele acrescentou o que tem de mais?, é carnaval. Fui ao banheiro e tirei a roupa. Quando reparou que eu vestia biquíni, pediu também as duas peças. Mas vou ficar nua... O que há de mal nisso? Você não quer explorar as entranhas da alma humana?, respondeu adivinhando o porquê da minha visita. Além disso, pode ir ao meu quarto e vestir uma camisa de malha à sua escolha, estão todas no armário, completou. Feliz, desceu para o seu Carnaval. E eu fiquei a esperá-lo. Que chá de cadeira ele me deu... Passaram-se duas, três horas e nada de ele voltar. Lembrei-me de uma amiga que teve de ficar sentada nua num escritório durante três horas; o namorado, um advogado, foi a uma audiência e de brincadeirinha levou as roupas dela na pasta. Acabei fazendo o que meu amigo sugerira. Fui ao quarto, abri o armário e vesti uma camiseta. Caiu como um vestidinho. Desci. Lá na rua passava um bloco, e não era o do meu amigo. Logo um rapaz veio ao meu encontro. Me abraçou, me beijou e me puxou pelo braço. Quando dei por mim, brincava com ele. Ai, se descobrem que estou nua, pensei. Carnaval. Aliás, foi assim que passei a gostar de Carnaval. E nunca me diverti tanto como naquele dia. Foi assim que também passei a entender as profundezas da alma humana. E que profundezas, diria meu amigo escritor, diria horas depois o folião apaixonado.

Nenhum comentário: