quinta-feira, abril 12, 2012

Faltam-te os peixes?

Querido amigo, eu de novo, mas não para te pedir que venhas me recolher nua, como o fizeste em madrugada recente. Mas para contar a ti nova artimanha, dessa vez deliciosa e bem sucedida. Meu namoradinho novo, outro, já não é o que me despiu na Lagoa, adora uma pescaria. Então combinamos a dita ida aos peixes. Mas não sabia eu que a praia onde, ao menos na cabeça turra desse homem, aportam os cardumes era tão distante. Quase uma viagem. Noite adentro e a praia nada de clarear nos faróis do automóvel. Ao chegarmos, eu a cochilar no banco ao lado. Mas entusiasmei-me ao ver o deslizar das espumas no topete das ondas, a sentir quente a brisa noturna. O namoradinho armou os apetrechos, fixou anzóis, iscas e molinetes. Mas faltaram vir os peixes. “Pescaria é uma espécie de loteria”, dele a profecia. E também as tantas pobres rimas. Lá pelas altas horas, entre caniços e linhas, segredei-lhe: “sou eu a sereia, já que te faltam os peixes, veio-te a rainha deles”, e corri para o mar. Pleonasmo dizer que mergulhei nua. Se já o fiz à luz do dia, por que temeria à sombra da lua? Ou melhor, nem lua havia. O homem espantou-se e afirmou: “com tua algazarra, há de afastar os peixes”. “Oh, se já andam tão afastados, talvez em costas d'África. Pesques a mim”, reafirmei, “assim não voltas de mãos a abanar”. Ele não entrou no mar. Mas deixou-me em paz a nadar. Lá pelas tantas, outro carro resolveu nas proximidades estacionar. José, o namoradinho, pôs-se da areia a agitar os braços, que saísse d'água porque estranhos havia nas proximidades. Não saí, nada tenho a temer. Mas ele lançou-se à obra e correu a mim com minhas roupas nas mãos. Resultado: além de lhe faltarem os peixes, mostrou-se o rei da trapalhada. Meu vestido ficou encharcado e, dali, as águas não mostrei a intenção de abandonar. Coitado do homem, tão desesperado. Tive de acalmá-lo, na surdina, “quieto, a nua sou eu, teu escândalo é capaz de pôr tudo a perder, volta à tua pescaria, finge que estás a sós.” Muito contrariado, foi segurar caniço e molinete. Saí d'água, ainda em pele, quando já quase raiava o dia. Corri e sentei no banco do carona. “Não te vais vestir?”, indagou-me já mais calmo. “Como? Por demais úmido todo o meu vestido”. “Vais nua, então?” Respondi-lhe amorosa, “veste-me a carroceria!” Quando chegamos a casa, louvei a falta dos peixes; afirmei convicta: “segura a mim, bem forte, não deixa em outras mãos escapar a tua sereia!”

Espero que tenhas gostado da aventura, assim que viver outra, narrar-te-ei. Sei que morres excitado ao resgatar-me em pelo. Não te faltará a oportunidade.
Beijos,
de tua Célia

Nenhum comentário: