terça-feira, março 07, 2017

Mas, pensando bem...

Onde é que já se viu um janeiro assim, mal começou este ano de 2002 e já me aparece no consultório sete pacientes para atender num só dia. Um mês que deveria ser de férias, já tão movimentado. Quem dera ter, ainda que no futuro, uma época em que eu possa trabalhar com tranquilidade, atender as pessoas de uma em uma hora e não ter de sair como uma louca na hora do almoço para ir aos convênios entregar todos esses formulários. Quem sabe um dia inventem um sistema para a gente enviar estas guias sem ter de sair do consultório. Oh, acho que já estou querendo muito.

No meio de todo este desconforto, que é ter de sair de casa no verão para trabalhar, ainda há quem marque e não apareça. Eu a esperar pelo engraçadinho. Outro dia veio um senhor; pela aparência e pelas roupas parecia ser muito distinto. Atendi à primeira vez; na segunda, ele veio? Não. Acho que eu é que não deveria ter vindo, teria sido melhor uma piscina para me refrescar do calor. Mas ele ligou, pediu desculpas e apareceu três dias depois. Trouxe um ramalhete de flores, quis me dar um presente. Não lhe dei confiança. Não queria o tal ramalhete. Que ele o desse para suas negas, não para mim. Mas é lógico que não agi assim, aceitei as flores, agradeci e o atendi.

Ele passou a comparecer às consultas com pontualidade e não faltou de novo. Na última vez, começou com uma conversa estranha. Disse que tinha se separado e que vivia muito infeliz, muito melancólico, andava pela cidade a esmo, sem tem com quem conversar, sem amigo ou amiga, sem ninguém.

A profissão de dentista é ingrata. As pessoas não vêm aqui para cuidar apenas dos dentes. Elas querem falar sobre si mesmas, contar seus sucessos e tentar suas intenções. O tal paciente, digamos que se chama Oswaldo, passou a contar a sua história. Melhor era procurar uma psicóloga, pensei. Mas eu não podia ser tão indelicada. Escutei-o, e cada vez seus relatos eram mais diversos. Falou da mulher, disse que ela o atormentara a vida toda. Por mais que fizesse por ela, de nada valia. “Uma ingrata”, afirmava, “uma ingrata que não reconhecia o sustento da casa, os presentes que lhe dera, as viagens que fizeram juntos.” Eu escutando todo aquele fraseado ensandecido. No final, ainda disse que ela o traíra. Teria ele mesmo razão?

Num dia desses, ao acabar de atendê-lo o relógio já marcava seis e trinta da tarde. Acho que adivinhou meu pensamento. “Você já vai embora, será que podemos descer juntos?”, ele sugeriu. Eu quis dizer que não dava, que tinha de arrumar o consultório, mas estava tão cansada que aceitei a sugestão. Descemos juntos, e o caso não ficou só em pegar o elevador, saltar na portaria e caminhar até o ponto do ônibus. Pelo meio do caminho, resolveu tomar um refresco. “Vamos aqui ao lado, há uma lanchonete e faz tanto calor”, convidou. Eu não quis me mostrar indelicada. Afinal, um refresco, vá lá, tomo-o e vou embora. A parada no pequeno restaurante me custou uma hora e quinze minutos. O homem continuou com aquele assunto, só falava da vida infeliz que tivera ao lado da ex-mulher. “Mas agora estou livre”, chegava a levantar os braços ao afirmar, “graças a Deus, ela não me perturba mais.”

Uma semana depois voltou ele ao consultório. Numa das mãos, havia uma bolsa com um pacote, era um presente para mim. Quis dizer que não precisava, não queria aceitar, receber presentes daquele homem me deixaria numa situação desvantajosa, ele poderia pensar que eu aceitava sua cortesia e que estava interessada nele. Mas acabei nada dizendo, meio sem jeito sorri e agradeci.

Como vou fazer para me livrar dele?, perguntei a mim mesma. Já sei, lembrei-me de uma história que ouvi de alguém ou li em algum livro. Conversaria com ele abertamente.

Na próxima consulta, o homem me trouxe de novo outro ramalhete. Acabei aceitando mas aproveitei a oportunidade e perguntei: “Vamos conversar às claras, você tem interesse em mim?” É claro que se eu tivesse interesse nele, não faria a pergunta, as coisas aconteceriam naturalmente. Uma pergunta sempre pode estragar tudo. Mas como ele me era indiferente, a pergunta vinha a calhar.

Ele me olhou, piscou os olhos. Acho que estava nervoso. “Não queria falar nisso assim tão de repente”, respondeu.

Não retruquei, esperei alguns segundos, que se transformaram em minutos, o que fez aquele espaço de tempo se tornar muito desconfortável.

“Vamos conversar sobre isso depois de você acabar de atender as pessoas”, sugeriu.

Espertinho, pensei. Quer encontrar um jeito de sair mais uma vez comigo.

“Ok, concordo”, afirmei, “mas vamos marcar para amanhã.”

Ele aceitou. Ficou muito feliz. Mal sabia que minha intenção era lhe telefonar no dia seguinte, no meio da tarde, e desmarcar o encontro, dizer pelo telefone que não desejava sair com ele. Para uma mulher, conversar com um homem deste tipo num bar ou restaurante é muito desvantajoso, a conversa pode não acabar bem. Eu diria que não tinha nenhuma intenção quanto a ele e acabaríamos o assunto, mesmo que perdesse o paciente. Mas o dia foi muito cheio. Era uma quinta-feira, e tive de atender oito pacientes. Esqueci totalmente de ligar para o homem.

No final da tarde, quando atendia o último, alguém tocou a campainha. Parei, tirei as luvas e abaixei a máscara, fui até a porta e abri. Era ele. Veio encontrar comigo para sairmos juntos. E trouxe uma bolsa com um pacote enorme. Outro presente.

E agora, o que faço? Como vou me livrar deste homem tão insistente?

Mas, pensando bem, não sei, quem sabe ele seja uma boa pessoa, quem sabe ele tenha razão...

Nenhum comentário: