domingo, agosto 04, 2013

Estava boa a marguerita?

Subíamos a rua do hotel Mercure, a Ramiro Barcelos, numa tarde de quarta-feira. Como estava frio, eu e Lana vestíamos casacos bem grossos. Lana é uma menininha ótima, adora passear, e quando sai toda agasalhada, de toca e de luvas, fica uma gracinha. Após uma quadra do hotel, reparei um homem de cabelos castanhos. Não consegui imaginar qual seria sua idade, mas ele me olhou e sorriu. Retribuí o sorriso. Continuamos o nosso caminho, eu e Lana. É comum a gente ouvir que não se deve sorrir para os homens, corremos o risco de eles nos seguirem. Dei um beijinho na minha pequerrucha e a entreguei à mãe quando chegamos à porta do seu prédio. A menina e a mãe também me beijaram.

Nesse inverno Porto Alegre está um horror, nunca vi tanto frio, falou a mãe de Lana.

É verdade, está muito frio, eu disse. Despedi-me e parti.

Naquele dia meu trabalho de babá estava feito. Só devia pegar a menina dois dias depois. Enquanto estou de férias da UFRGS, aproveito para ganhar um dinheirinho.

Entrei na Independência e parei no primeiro ponto para esperar o ônibus. Qual surpresa! O homem para quem sorri estava lá, e olhava um mapa. Num primeiro momento, ele não deu por mim. Mas, depois, ao olhar ao redor, esbarrou na minha súbita presença. Surpreendeu-se, assim como eu momentos atrás. Sorriu mais uma vez. Mas como éramos poucos ali e já estava escuro, não correspondi. Passaram alguns ônibus, inclusive o que me servia. Mas não dei sinal. O homem também permaneceu no ponto. Ora olhava o mapa, ora se certificava das direções, ora tentava estabelecer cumplicidade comigo. Vai ver está tramando como se aproximar de mim, pensei.

Não passou muito tempo para eu ouvi-lo:

Moça, boa noite.

Boa noite, respondi.

Você poderia me dar uma informação?

Sim, desta vez tornei minha fisionomia séria.

Estou perdido, acho, queria ir ao shopping Bourbon, será que estou no ponto certo?

Sim. Aqui mesmo há o ônibus para lá.

Ameacei voltar ao meu silêncio, mas estava doidinha para que ele continuasse a conversa.

Quero ir à Livraria Cultura, falou.

Conheço, correspondi.

É uma boa livraria?, ele quis saber.

É ótima.

Você já a visitou muitas vezes?

Às vezes vou lá. Como estudo na universidade federal, preciso sempre ver alguns livros.

Ah, que interessante, fez de conta que se surpreendeu, universidade federal, que bom, exclamou. Você passou de mão dada com uma menina, não?, continuou ele.

Sim. É Lana, trabalho cuidando dela para a mãe fazer compras e trabalhar, principalmente em época de férias.

Você é esperta, não?, sorriu.

Achou positiva minha iniciativa de trabalhar para manter meus estudos.

Estou faz algum tempo precisando ir à Cultura, dei a ficha.

Então, que tal?

Acabei indo com ele. Não preciso contar como é um shopping, tanto mais o Bourbon, bem pegado ao Iguatemi, com todas aquelas lojas, vitrines sedutoras, luzes, escadas rolantes e cores.

Ele adorou a livraria. O homem era do Rio. Disse que estava gostando muito de Porto Alegre, uma cidade muito limpa e organizada.

Você veio a turismo?, arrisquei.

Sim e não.

Como alguém pode responder sim e não ao mesmo tempo?, mostrei-me curiosa.

É porque faço um tipo de turismo diferente. Viajo a passeio mas faço algumas anotações, escrevo algumas coisas.

Você é escritor?, mirei direto seus olhos.

Sim e não, respondeu novamente. Depois completou: não gosto de falar do meu trabalho, algumas pessoas dizem que sou vaidoso demais. Tento vencer esse ponto.

Ok, respondi e me calei por alguns minutos.

Entramos num café, no próprio Shopping. Perguntou o que eu desejava.

Um cappuccino.

Ele pediu para si um café expresso. Tirou da sacola o livro que comprou e ficou olhando a capa demoradamente. Depois passou as duas primeiras páginas e leu alguma coisa. Você gosta de ler?, perguntou-me.

Gosto.

Que tipo de livro.

Antes eu lia literatura, mas agora com os trabalhos da faculdade...

O que você estuda na faculdade, ele quis saber.

Biologia.

Interessante, uma estudante de biologia que diz gostar de romances.

Não só de romances, mas de peças de teatro.

Você costuma ir ao teatro?

Ao teatro vou raramente. Mas gosto de ler as peças.

Pareceu satisfeito mais uma vez com minhas respostas. Alguma coisa em algum dos três livros que comprara o entreteve.

Conversamos amenidades. Passaram-se quinze minutos. Nossos assuntos foram sobre lazer, passeios, comidas, cidades da preferência de cada um de nós e viagens de férias.

Você é muito sério para ser do Rio, falei espevitada.

Você acha?

Acho. Conheço algumas pessoas do Rio. Elas são muito extrovertidas. Acho que algumas chegam a ser loucas, falei sorrindo, você é muito silencioso. Ele não reagiu.

Saímos do Shopping. Perguntou onde eu morava. Queria me levar em casa. Naquele momento, acho que comecei a gostar dele, do seu jeito meigo e discreto. Imaginei que não mais o veria. Vai ver vai embora amanhã cedo e vou ficar a ver navios, pensei. Acabei perguntando sobre o tempo de sua permanência na cidade.

Tenho de ir embora amanhã.

Tão rápido assim?, mostrei meus olhos grandes como sinal de surpresa.

Já estou aqui faz três dias.

Ah, que pena, deixei escapar de propósito.

Vamos ficar juntos mais um pouco, então? Convidou e olhou para mim com certo interesse.

Vamos.

Você deseja ir aonde?

Não sei, faça como achar melhor, eu disse.

Quando o táxi parou na entrada do prédio, eu ainda não sabia para onde ele me levava. Mas logo reparei o seu hotel, o mesmo por onde passei com Lana.

Vamos ouvir um pouco de música. Tenho um Ipad bastante carregado.

Subimos ao décimo segundo andar.

O apartamento em que ele estava hospedado era muito acolhedor. Logo após a entrada havia uma pequena cozinha americana; depois o balcão que dividia a cozinha da pequena sala. Já do lado da sala, dois bancos altos aprumavam a elegância do local. Uma porta de vidro à direita dava acesso à pequena varanda. Ao fundo do sala, o pequeno corredor com um lavatório abria caminho ao quarto.

Ele apontou o sofá bege e pediu que eu sentasse. Olhei à minha esquerda e pude apreciar, através do vidro, a paisagem lá fora. Era possível ver grande parte da cidade. Prédios se alternavam em tamanho. O céu, apesar da noite, não estava escuro.

Você quer beber alguma coisa?, perguntou enquanto acionava o pequeno computador com as músicas prometidas.

Pensei em algo extravagante para comemorar tudo que me estava acontecendo naquela noite. Uma marguerita, você tem?, sugeri.

Vou pedir ao serviço de quarto. Foi ao telefone e ligou para a recepção.

Reparei uma quantidade grande de livros sobre a mesa.

Você lê bastante, afirmei, trouxe todos com você?, apontei os livros.

Alguns sim, outros comprei nas cidades por onde passei.

São quase todos de literatura.

Sim, a leitura desses livros também faz parte do meu trabalho.

Você vive mais o universo da imaginação do que o da vida real, provoquei.

A imaginação também faz parte da vida real, retrucou, levantou-se e foi até o balcão da cozinha apanhar algo para servir.

Sabe que sou boa em contar histórias?, afirmei.

Verdade?, fez ar de surpresa. Conte então uma história para mim?

Conto, respondi com entusiasmo. Qual tipo de história você deseja?

Uma história sobre você, e tem de ter algo especial.

Especial?, fiz-me de inocente. Como assim?

Todos nós somos especiais, você não acha? acrescentou.

Ah, entendi, algo especial, deixe-me ver...

Já que você pediu uma bebida tão estimulante, acho que sua história terá algo muito especial!

Sorri e fiz cara de boba. Cruzei as pernas. Olhei mais uma vez a paisagem.

A campainha soou. Ele foi abrir. Um empregado do hotel trazia a minha marguerita. Meu recente admirador pegou o copo e o colocou sobre a mesinha, bem junto a mim. Depois foi até a geladeira e abriu uma cerveja para si. Brindamos.

Agora, a sua história, por favor, pediu.

Você está acreditando tanto nela, que já estou até envergonhada.

Nada de vergonha, foi você que afirmou ser uma boa contadora de histórias.

Ok, vou contar. Tudo que contamos tem relação conosco, mas digamos, esse fato aconteceu com uma amiga, sabe, dessas amigas meio loucas. Ela sempre me diz Anita, quando um homem me agrada, faço tudo para sair com ele no mesmo dia, ou melhor, na mesma hora, não gosto de deixar para o dia seguinte, algo pode dar errado, é melhor sairmos logo. E lá foi ela. Conheceu no Barra Sul, um shopping da zona sul. Não fica muito longe. Estava na praça de alimentação, de noite, fazia um lanche. Não havia lugar para ela sentar. Então, avistou um homem sozinho numa das mesas. Perguntou posso sentar aqui? Ele respondeu lógico, é um prazer. E lá ficaram os dois, um em frente ao outro. Trocaram algumas palavras. Sabe como acontecem essas coisas, palavra puxa palavra, um assunto traz outro e, em poucos minutos, pareciam que já se conheciam havia anos. Não demorou saíram dali e puseram-se a andar pelo shopping. Depois de trinta minutos, ela propôs estou com o carro aqui no shopping, quer que eu te leve a algum lugar? O homem aceitou. Disse que bom andarmos um pouco de carro. Anita, ela falou pra mim, o homem tinha um jeito especial, parecia artista de TV. Rodaram e rodaram por aí, primeiro a Zona Sul, depois o Centro. Ele pediu que ela parasse num posto e encheu o tanque de gasolina do carro dela. Depois ele lhe disse pena que já está tarde, porque queria comprar uns presentes para você. Ela respondeu não faz mal, compre amanhã, aliás, nem precisa comprar, não estou com você por interesse. Continuaram o passeio de automóvel. Enfim pararam onde ele morava e subiram ao apartamento. Anita, ela me falou, você precisava ver onde o homem mora, quase perguntei se era artista, mas fiquei na minha, achei melhor mostrar indiscrição. Bom, terminaram a noite no maior amor. Mas agora é que vem o surpreendente: o homem tinha lá uns costumes estranhos. Primeiro pediu que ela tirasse o casaco; depois a blusa e a calça; a seguir, que ficasse nua na varanda. Anita, estava um frio terrível, mas mesmo assim fui nua para a varanda. Então, ele acendeu a luz. Os apartamentos dos outros prédios todos escuros, e eu ali nua, como num palco onde todos pudessem me admirar. Depois que ele puxou a porta corrediça e a convidou para o quarto, lhe fez mil carinhos. Mas duas horas depois, quando ela já ia embora, outra surpresa. Ele pediu que ela vestisse apenas um suéter, queria vê-la dentro daquela roupa. Anita, falou, você precisava ver, o suéter caiu justíssimo no meu corpo, e curtíssimo!, ele pediu para eu ir embora vestida daquele jeito, parecia um minivestido de mangas compridas. Descemos até o carro, então ele me fez o último pedido: tire o suéter, por favor. O que, você vai me deixar nua? ela fingindo desespero. Não, quero ver apenas você nua como motorista. Ela tirou o suéter e o entregou nas mãos dele. O homem, então, a presenteou com um cheque de dois mil reais. Bem, já que você tem tanta literatura sobre a mesa, adivinhe o final da história, principalmente depois que ela ficou nuinha ao volante, concluí.

Meu recente namorado beijou o meu rosto furtivamente. Estava boa a marguerita?, perguntou.

Fiz que sim com a cabeça. Ele, então, me pegou no colo e me levou para o quarto.


Dois dias depois, quando passei de novo de mãos dadas com Lana pelo hotel onde ele se hospedara, senti uma ponta de saudade. Mas não fiquei triste pelo homem já ter partido. Fora ótima a aventura. Mas, estou certa, acontecerão mutias outras, aparecerão muitos outros. Eles sempre com suas histórias. E eu, ainda melhor, com as minhas.

Nenhum comentário: